Você sabe o que é diverticulite? Este conteúdo foi preparado especialmente para aqueles que desejam saber as principais informações sobre esta complicação gastrointestinal que atinge mais de 150 mil brasileiros anualmente
.
A seguir, falaremos sobre os sintomas, causas e a diferença entre diverticulite e doença diverticular. Boa leitura!
O que é diverticulite?
Antes de tudo, para entendermos o que é diverticulite e como ela age no nosso intestino, é preciso compreender a existência dos divertículos.
Os divertículos são pequenas saliências ou bolsas que podem ocorrer em qualquer parte do trato digestivo, mais comumente entre as fibras musculares das paredes do intestino grosso. O surgimento destes está diretamente relacionado ao menor consumo de fibras na alimentação diária
.
Desta forma, a diverticulite ocorre quando os divertículos inflamam ou infeccionam, podendo causar perfurações na parede intestinal, aumentando o risco dos resíduos “vazarem”. Esta é uma das complicações mais comuns da doença diverticular.
Quando ocorre infecção, causada pela perfuração de um divertículo, denomina-se o quadro de diverticulite aguda
. Caso essa infecção esteja retida apenas na região da perfuração, chama-se de diverticulite aguda não complicada. Já em uma situação um pouco mais grave, quando há abscesso ou peritonite, o caso é classificado como diverticulite aguda complicada.
Entre os principais sintomas da diverticulite encontram-se:
- Dor abdominal do lado esquerdo;
- Prisão de ventre;
- Diarreia;
- Sangue nas fezes;
- Dificuldade para urinar;
- Febre;
- Náuseas e vômitos;
- Fístulas;
- Sangramentos.
Qual a diferença entre diverticulite e diverticulose (doença diverticular)?
É preciso reforçar aqui a diferença entre a presença numerosa de divertículos no intestino grosso, que é chamada de diverticulose ou doença diverticular, e a inflamação dos divertículos, complicação
que é denominada diverticulite.
Enquanto a diverticulose atinge um número de pessoas muito maior, chegando a quase 50% da população a partir de 50 anos e a 100% dela aos 80 anos
, a diverticulite limita-se a uma porcentagem muito menos significativa.
A maioria dos pacientes que possuem diverticulose são assintomáticos . Uma parcela pequena deles apresenta dor abdominal e mudança no hábito intestinal, elevando o quadro para uma doença diverticular. Esses pacientes devem ser investigados e diagnosticados por um profissional da área para que seja possível fazer o tratamento adequado.
Qual a causa da diverticulite?
A causa da diverticulite é consequência do acúmulo de fezes nas bolsas e saliências
, gerando a infecção e inflamação dos divertículos.
Já a presença de divertículos é causada pela falta de fibras na dieta alimentar, pelo envelhecimento e perda de elasticidade da musculatura intestinal, pela predisposição genética e aumento da pressão no interior do cólon.
É importante deixar claro que a diverticulite, que não está diretamente relacionada com o câncer de intestino
, é uma complicação da doença diverticular e deve ser diagnosticada e tratada por um médico especialista.
Artigo escrito por
Dr. Guilherme Namur
Cirurgia do Aparelho Digestivo
O Dr. Guilherme Namur é Cirurgião do Aparelho Digestivo formado pela Faculdade de Medicina da USP, com residência em Cirurgia Geral e Digestiva pelo Hospital das Clínicas. Atua com foco no tratamento de cânceres do aparelho digestivo, especialmente em cirurgia pancreática de alta complexidade, além de ser referência em técnicas minimamente invasivas, como laparoscopia e cirurgia robótica, sempre aliado a um cuidado preciso e humanizado com seus pacientes.