Cirurgia de hérnia umbilical: como é feita?
Guilherme Namur • 24 de março de 2022

Você sabe o que é a cirurgia de hérnia umbilical?


Essa condição tem origem ainda
durante as primeiras semanas de vida de uma pessoa, quando não ocorre a formação adequada de uma cicatriz após a queda do cordão umbilical


Normalmente, essas hérnias
desaparecem de forma espontânea logo nos dois primeiros anos de uma criança. No entanto, em algumas pessoas, essa abertura da parede abdominal permanece aberta durante a vida.


Devido a
esforços abdominais intensos ou excesso de peso, pode ocorrer um abaulamento do conteúdo do interior do abdômen, causando dores ao paciente. Nesse cenário, a cirurgia de hérnia umbilical mostra-se como a melhor solução para resolver esse problema.


Nesse artigo, vamos discorrer sobre o que é e quando a cirurgia de hérnia umbilical pode ser indicada. Siga a leitura!


A cirurgia de hérnia umbilical

A cirurgia de hérnia umbilical é um procedimento de baixa complexidade. O principal objetivo da técnica é corrigir o defeito na parede abdominal, podendo ser realizada de duas maneiras: cirurgia via aberta ou minimamente invasiva. 


A maioria dos casos é tratado por cirurgia aberta, com uma incisão dentro da própria cicatriz umbilical, o que torna
o resultado funcional e estético bastante satisfatório


Telas de reforço somente são utilizadas em hérnias grandes, com colo maior do que 2 cm. A via minimamente invasiva é utilizada preferencialmente em hérnias muito grandes, sobretudo em pacientes obesos, pois, nestes casos não é possível a correção do defeito através de uma incisão pequena.


Cuidados no pós-operatório 

O pós-operatório de uma cirurgia de hérnia umbilical requer alguns cuidados básicos. Geralmente, o paciente recebe alta do hospital no mesmo dia ou no dia seguinte ao da operação. 


A recomendação principal é que o paciente
mantenha repouso em casa durante dois ou três dias. Após  esse período, as atividades do cotidiano, que exigem um esforço mínimo, podem ser mantidas, porém o retorno aos exercícios físicos deve ocorrer gradativamente, de 2 a 3 semanas após o procedimento. Esforços extremos somente devem ser exercidos após 6 semanas da cirurgia.


Nas primeiras semanas, muitos pacientes se queixam de
desconforto na ferida operatória, o que pode ser resolvido através do uso de analgésicos simples. Além desse sintoma, quadros de inchaço ou hematoma no abdômen não são infrequentes.


Apesar da segurança das cirurgias,
algumas pessoas são predispostas a terem recidivas após sua realização. Portanto, é muito importante que o paciente redobre cuidados e evite uma rotina intensa de atividades que exijam muito esforço da musculatura do abdômen.


Quando é indicada? 

A cirurgia de hérnia umbilical é indicada para adultos com as seguintes características: 


  • Abaulamento da cicatriz umbilical;
  • Dor;
  • Motivos estéticos.


Pacientes com defeitos mínimos na região da cicatriz umbilical, absolutamente assintomáticos, podem ser apenas acompanhados.


Procure o auxílio de um profissional 

Se apresentar sintomas na cicatriz umbilical, como dor ou abaulamento, procure seu médico.


Um cirurgião do aparelho digestivo poderá
diagnosticar a doença corretamente e indicar a cirurgia de hérnia umbilical caso necessário.


Restou alguma dúvida sobre o assunto? Entre em
contato com o Dr. Guilherme Namur e agende a sua consulta! 

Artigo escrito por

Dr. Guilherme Namur

Cirurgia do Aparelho Digestivo


O Dr. Guilherme Namur é Cirurgião do Aparelho Digestivo formado pela Faculdade de Medicina da USP, com residência em Cirurgia Geral e Digestiva pelo Hospital das Clínicas. Atua com foco no tratamento de cânceres do aparelho digestivo, especialmente em cirurgia pancreática de alta complexidade, além de ser referência em técnicas minimamente invasivas, como laparoscopia e cirurgia robótica, sempre aliado a um cuidado preciso e humanizado com seus pacientes.

Agende uma consulta

Não deixe de aprender

Confira mais artigos

doenças intestinais
Por Guilherme Namur 2 de setembro de 2025
Muitas doenças intestinais se desenvolvem em silêncio e só são descobertas tardiamente. Entenda os sinais, riscos e como se prevenir.
coledocolitíase
Por Guilherme Namur 4 de agosto de 2025
Conheça a coledocolitíase, uma condição onde cálculos biliares afetam os ductos biliares e como esses cálculos afetam os ductos biliares.
câncer de vesícula biliar
Por Guilherme Namur 28 de julho de 2025
Câncer de vesícula biliar: o que é, quais os sintomas e os tratamento? Conheça agora.