Conheça o

Dr. Guilherme Namur

Cirurgião do Aparelho Digestivo

Me formei em 2006 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), fiz residência em Cirurgia Geral e, posteriormente, em Cirurgia do Aparelho Digestivo no Hospital das Clínicas da FMUSP. Após o término da minha residência em 2011, me dediquei ao tratamento do Câncer do Aparelho Digestivo, atuando no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, sobretudo em Cirurgia Pancreática, uma área com procedimentos de alta complexidade em que o número de casos tratados tem impacto direto nas taxas de complicações dessas cirurgias. O estudo desses resultados é a minha linha de pesquisa dentro da Universidade e o tema do meu projeto de doutorado. Desde que iniciei meus estudos em Cirurgia Pancreática, grande parte da minha dedicação foi em cirurgia minimamente invasiva, ou seja, feita através de pequenos cortes, primeiramente por via laparoscópica e recentemente por meio de cirurgia robótica.

WhatsApp

Atendimento: Segunda à sexta das 8h às 20h

Agende uma Consulta: (11) 2251-5622

Hérnia Inguinal: cirurgia e recuperação

Guilherme Namur • mar. 26, 2022

Conviver com a hérnia inguinal não é fácil. Embora muitas vezes seja um problema assintomático, esse abaulamento do conteúdo abdominal pelo canal inguinal pode causar dor na área afetada e bastante desconforto.


Independente de apresentar sintomas, as hérnias inguinais devem ser sempre corrigidas, porque podem apresentar complicações a longo prazo.


Então, nos acompanhe nesta leitura e entenda, em detalhes, como funciona esse procedimento!


Como é a preparação para a cirurgia de hérnia inguinal?

O abaulamento da hérnia inguinal pode causar desconforto e dores na região. Esses sintomas só melhoram com a correção do problema.


Hérnias inguinais, mesmo que assintomáticas, precisam ser corrigidas, pois, a longo prazo, a maioria dos pacientes apresenta complicações, especialmente pacientes idosos. 


Todos os pacientes com sintomas precisam ser operados o mais brevemente possível, porque podem apresentar encarceramento da hérnia, ou seja, o conteúdo fica preso, o que leva a prejuízo da vascularização do conteúdo da hérnia e configura uma emergência cirúrgica.


Enquanto quem tem uma hérnia diagnosticada aguarda a cirurgia, alguns cuidados podem ser tomados para evitar complicações:


  • evitar carregar peso;
  • evitar a prática de atividades que causem dor local.


O uso de cintas especiais não é recomendado. Elas costumam causar ainda mais desconforto em decorrência da pressão que exercem no corpo.


Hérnia inguinal: como é a cirurgia?

Entre as cirurgias gerais, a de correção das hérnias está entre as mais praticadas no Brasil.


Existem duas vias de acesso para realizar a cirurgia de hérnia. O primeiro deles é o convencional — também conhecido como aberto — e é mais invasivo por exigir incisões maiores.


a segunda via é conhecida como minimamente invasiva. Nela, as incisões são menores e o tempo de recuperação do paciente tende a ser mais rápido. Além disso, o resultado estético é melhor.


Em comum, ambas fazem uso de anestesia geral e, geralmente, o paciente já tem alta em até 24 horas após a realização da cirurgia de hérnia inguinal.


Em ambos os métodos, o defeito herniário é corrigido com telas cirúrgicas que são similares a redes plásticas e  que evitam o aumento de tensão no local da cirurgia.


Hérnia Inguinal: como é o pós-operatório?

Finalizada a cirurgia de hérnia inguinal, o pós-operatório deve ser cumprido à risca para garantir a plena recuperação.


O primeiro ponto já destacamos: não havendo nenhum imprevisto, é possível ter alta do hospital em até 24 horas após a realização do procedimento. Além disso, não existem restrições de movimento — exceto com relação a carregar peso. 


Se não houver desconforto ou dores locais, a pessoa pode retomar aos poucos a sua rotina normalmente.


Nos primeiros dias, o repouso relativo é recomendado e o uso de analgésicos pode ser indicado caso ocorram episódios de dor e desconforto na área da cirurgia.


Também não é indicado nenhum tipo de dieta específica para o pós-operatório.


Vale observar que o tempo de recuperação varia para cada indivíduo. Para uma avaliação mais precisa, o paciente deve retornar ao médico, alguns dias após a cirurgia de hérnia inguinal, para avaliar em quanto tempo certas atividades (como exercícios físicos) podem ser reintroduzidas no dia a dia.


Como exemplo: atividades que requerem um levantamento de peso, como halterofilismo, podem ser retomadas apenas algumas semanas após a cirurgia. Todo caso deve ser discutido diretamente com o seu médico especialista.


Como saber se o seu desconforto é causado por uma hérnia?

Passar por uma avaliação médica é determinante para o diagnóstico correto. Como destacamos, o método menos invasivo da cirurgia de hérnia inguinal permite uma recuperação mais rápida e com melhor resultado estético. Ainda que não seja sintomática, a única forma de tratar uma hérnia é por meio do procedimento cirúrgico.


Viu como não há o que temer com relação à recuperação de uma cirurgia de hérnia inguinal? Caso queira uma avaliação profissional, dê uma conferida em nosso site para entender como funciona o trabalho desse tipo de médico especialista!

cirurgia do fígado
Por Guilherme Namur 17 jan., 2024
Hepatectomia é um procedimento delicado e específico, que tem abordagens e técnicas distintas essenciais para se conhecer. Confira, aqui, quais são!
estresse e intestino
Por Guilherme Namur 17 jan., 2024
Estresse e saúde intestinal estão ligados. Entenda como distúrbios psicológicos podem impactar a função digestiva e saiba como gerenciar essa relação.
doenças do pâncreas
Por Guilherme Namur 17 jan., 2024
Entenda neste conteúdo as principais doenças do pâncreas e seus tratamentos. Acesse agora.
problemas digestivos
Por Guilherme Namur 17 jan., 2024
Entenda a relação entre doenças no pâncreas e outros problemas digestivos. Saiba mais, aqui!
doenças do pâncreas tratamento
Por Guilherme Namur 17 jan., 2024
Saiba mais sobre a evolução da tecnologia médica para o tratamento de doenças no pâncreas. Venha conferir!
pólipo no intestino
Por Guilherme Namur 28 jun., 2023
Você já ouviu falar em pólipo no intestino? Nesse artigo, trazemos mais informações sobre o que é essa condição, seus sintomas e tratamentos ideais.
pâncreas e diabetes
Por Guilherme Namur 27 jun., 2023
Existe sim uma relação entre pâncreas e diabetes. Neste post vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acesse!
esofago de barrett
Por Guilherme Namur 26 jun., 2023
Você sabe quais são as formas mais comuns de tratar o esôfago de Barrett? Nesse artigo, tiramos essa e outras dúvidas sobre o assunto!
Por Guilherme Namur 26 jun., 2023
Você sabe dizer qual é a função do pâncreas na digestão? Neste artigo, explicaremos qual é o papel desta glândula no processo digestivo.
especialista em pâncreas
Por Guilherme Namur 05 abr., 2023
Especialista em pâncreas: entenda as doenças que afetam essa região e quando buscar por um profissional experiente. Leia aqui!
Mais Posts
Share by: